Configurando sua loja para funcionar com o CloudFlare

Este tutorial ensina como configurar seu domínio com o CloudFlare.

Pré-requisito: ter um domínio próprio já registrado em seu nome.

Caso não tenha seu domínio próprio registrado, recomendamos que registre direto no site http://www.registro.br/

Passo 1

Acesse o site CloudFlare clicando neste link e crie sua conta, informando um email que você já possui e uma nova senha, exclusiva para o CloudFlare:




Passo 2

Continue para a tela seguinte:


Passo 3

Informe seu domínio no campo "Site" e depois clique no botão "Add Site". Seu domínio deve ser informado sem o www ou nenhum outro prefixo no começo. Por exemplo, se seu site for o www.minhaloja.com.br, informe apenas minhaloja.com.br:


Passo 4

O CloudFlare vai consultar seu DNS. Quando terminar, clique "Next":


Passo 5

Na tela seguinte, escolha o plano gratuito "Free" e clique "Confirm plan":


Passo 6

Na tela seguinte, o CloudFlare mostrará os registros encontrados no seu DNS em forma de tabela, com um registro em cada linha. Você deve certificar-se de que dois registros estejam como no exemplo abaixo. No nosso exemplo, usamos um domínio fictício chamado exemplo-ssl.com.br.

Você usará o nome do seu próprio domínio em vez de exemplo-ssl.com.br.

Se houver outros registros do tipo MX, TXT, FTP ou qualquer outro tipo, deixe como estão. Mas o resultado final deve conter dois registros:

Registro 1) O registro WWW do seu domínio deve ser do tipo CNAME e deve estar apontando para loja.iluria.com (literalmente).
Registro 2) Deve haver um registro com o nome do seu domínio sem o www, também do tipo CNAME, apontando para o registro WWW do seu próprio domínio.

Caso o CloudFlare não tenha configurado o registro 1 automaticamente, preencha os campos conforme a imagem abaixo e mantendo loja.iluria.com exatamente como está, sem trocar pelo nome do seu domínio neste caso. Depois clique em "Add record":




Caso o CloudFlare não tenha configurado o registro 2 automaticamente, preencha os campos conforme a imagem abaixo e trocando o www.exemplo-ssl.com.br pelo nome do seu domínio próprio com o www no começo. Note que o campo "Name" deve ser preenchido com o símbolo @ conforme a imagem. Depois clique em "Add record":




Feito isso, os dois registros estarão configurados e o resultado final deverá ser parecido com a imagem abaixo. Somente o nome exemplo-ssl.com.br é que estará diferente, e estará mostrando seu próprio domínio:




Atenção: certifique-se de que as nuvens à direita, ao lado dos botões X, estejam laranjas conforme a imagem acima, e não cinzas.


Passo 7

Na tela seguinte, o CloudFlare pede pra você transferir o DNS do seu domínio pra ele. São informados dois nomes de servidores de DNS. Você deve copiar esses dois nomes e informá-los como sendo seus novos servidores de DNS na empresa onde você registrou seu domínio.


Neste momento, você deve abrir o site da empresa onde você fez o registro do seu domínio e lá você deve informar os servidores de DNS MASTER e SLAVE usando os nomes que o CloudFlare forneceu na tela anterior. Use os botões "Copy" para copiar os nomes e depois colar no painel de controle da empresa que registrou seu domínio.

Se você usa o Registro.BR, você pode seguir as instruções abaixo. Se usa outra empresa, deve entrar em contato com o suporte dela e solicitar a configuração de acordo com as instruções aqui descritas.

1) Entre em sua conta no site do Registro.BR e clique no nome do seu domínio.

2) Depois clique em "Alterar servidores DNS" conforme a imagem abaixo:


3) Em seguida, clique em "Informar servidores DNS":

4) Preencha os campos MASTER e SLAVE 1 com os nomes que o CloudFlare informou pra você:

Depois que você alterou o DNS do seu domínio, levará até 72 horas para que as propagações ocorram. Enquanto isso você pode acompanhar a transição no passo seguinte.

Passo 8

Clique na aba "Overview" no site do CloudFlare para acompanhar a transição do DNS. Enquanto o DNS estiver em transição, aparecerá a tela abaixo. Quando a transição terminar, você verá a confirmação nesta mesma aba, onde aparecerá a mensagem "Status: active" indicando que seu site já está no CloudFlare. Então verifique a cada uma ou duas horas para acompanhar.


Passo 9

Enquanto não ocorre a atualização no DNS, siga os próximos passos deste tutorial para terminar de fazer outras configurações necessárias.

Você deve ter recebido um email do CloudFlare para confirmar seu endereço de email. Abra seu email e clique no link "Verify email" que foi enviado pra você.


Passo 10

Caso o email de confirmação não tenha chegado, aguarde ou verifique na pasta de Spam do seu leitor de email.

Em paralelo à verificação do email, continue neste tutorial para fazer as demais configurações.

É preciso ativar o SSL agora. No site do CloudFlare, clique na aba "Crypto" e selecione a opção "Full":


Passo 11

Depois, mais abaixo nesta mesma tela, clique na opção "Always use HTTPS" para ativá-la:


Passo 12

Na aba "Scrape Shield", desative a opção "Email Address Obfuscation":


Passo 13

Na aba "Page Rules", clique no botão "Create Page Rule":


Passo 14

Informe o nome do seu domínio sem o www no começo e com o símbolo / no final, e depois clique em "Add a Setting":


Passo 15

Escolha a opção "Forwarding URL":


Passo 16

Clique em "Select Status Code":


Passo 17

Escolha a opção "301 - Permanent redirect":


Passo 18

No campo "Enter destination URL" informe o nome do seu domínio com https://www no começo. No nosso exemplo, o resultado final seria este:


Passo 19

Depois de terminar todas as configurações no site do CloudFlare e depois que você verificar que a transição do DNS já foi feita e está com status "Active" na aba "Overview", entre no Admin do Iluria e clique no menu Site seguro->Ativar, e ative o CloudFlare lá também. Isto termina a configuração do site seguro em sua loja.